quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Oktober em Berlin





Hello!!

Oktober na terra onde se diz Oktober :-) Voltei de mais uma das minhas viagens, desta vez foi Berlin e de quebra fiz minha primeira viagem de trêm pela Europa rumo a Praga. Foi fantástico!!!

Meu último professor de inglês é Polonês, então um dia conversamos muito sobre a Polônia e todo o sofrimento do povo no último século. Hittler acabou com 2/3 da população do país. Que o capeta o tenha, amén!

Então quando cheguei na Alemanha e visitei os museus em homenagem a todos os judeus mortos naquela época, nossa foi muito triste ver as lembranças e objetos do que restou daquelas pessoas. Estive no monumento aos mortos pelos nazistas, e em baixo desse monumento (que ocupa uma quadra inteira) tem um museo. Eles contam tudo, não pra ser triste mas pra lembrar a todos o que aconteceu e pra que isso não se repita. Muito, muito, muito tocante mas valeu a pena visitar.

Em Berlin eu estava vendo história na vida real. Estudei na escola, mas nós só temos uma noção no Brasil. É totalmente diferente ver as fotos e os lugares onde tudo se passou, onde tudo foi bombardeado e depois disso um muro dividiu uma cidade daquele tamanho.

Antes de ir embora, eu vi o que restou do muro. Um quilômetro na beira do rio e que hoje virou uma galeria ao ar livre. O muro está pintado com desenhos e frases de paz.

Graças a Deus não tivemos uma guerra no Brasil. Aqui na Europa aconteceram coisas horríveis e apesar disso o povo levou a vida adiante, reconstruíram tudo e seguiram. Não posso deixar de admirar.

Bom, Berlin foi show de bola, não tivemos tempo pra ir numa Oktoberfest, mas tomamos uma cerveja alemã claro!!! :-)

Este post vai ficar gigante rsrsrs Como em todas as minhas viagens sempre tem emoção, não seria diferente dessa vez. Descobri em Berlin que essa história de que alemão fala inglês é tudo lenda. Só se é valido pra crianças e bebês de colo!! Depois de perguntar pra 3 pessoas a mesma coisa: Do you speak english?! E receber um alemão de resposta, eu achei um que falava um pouquinho e me ajudou a pegar um taxi num dia de chuva. Foi um terror, quase chorei mesmo, porque eu ia perder o trêm pra Praga porque os danados só falam alemão!!! Então, cheguei 10 minutos antes de trêm sair. Meu Desu, só volto pra Alemanha com o Schatz, meu namorado! rsrsrs

Rumo a Praga, uhuuuuuu!!! Praga foi a maior surpresa de todas. Uma cidade antiga, invadida também pelos alemães por muitos anos, depois chegaram os russos e forçaram eles a 20 anos de comunismo. A sorte que aquela beleza não foi bombardeada na guerra. Concertos em todos os lugares, igrejas, palácios, balé, cultura pra todo lado. Você caminha e fica abobada de ver. Mas claro, é beleza pra quem gosta de prédios antigos, quem gosta de modernidade vai reconhecer mas pode não ficar apaixonado como eu. Lindíssima cidade, como eu disse nas fotos, pra mim empata com Paris em matéria de beleza. Preços muito acessíveis, eles não usam euro lá.

As duas cidades foram maravilhosas, amei tudo!!

Próxima para?! Eu já sei, mas não posso contar ainda, vai ser surpresa!!

Fotos: vista de palácio de Praga, Muro de Berlin e Monumento aos Judeus mortos.

Bjs!!

2 comentários:

  1. Hey! Ah, vou te adicionar no orkut *--*
    Deve ser triste mesmo ver esses museus, e as lembranças e tudo, mas com certeza é muito interessante!
    Um dai eu viajo o mundo tudo e tiro foto de tudo!
    SHAUHSAUHS
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parabéns pelo blog!
    Sou de porto alegre também, e pretendo ir pra Dublin, em 2011 (porque antes nao vai dar $$).
    Adorei seu blog, e voce escreve de um jeito que da vontade de ir HOJE praí! Hehehe
    Beijos e boa sorte nessa aventura aí!

    Elisa

    ResponderExcluir