quarta-feira, 1 de julho de 2009

Carteira de Motorista na Irlanda


Hello!!

Já faz um tempo que eu quero escrever sobre isso no Blog, acabei demorando mas segue agora... Então, é muito fácil, facinho, facinho. Antes de tudo a lei me permite dirigir por um ano com a minha carteira do Brasil. Se um dia eu precisar, posso usar a minha. Não precisa ser carteira internacional, a nossa mesmo do Detran já vale.

Voltando ao assunto, os Irish ou quem mais se habilitar deve pagar uma taxa de 35 euros pra fazer um teste de múltipla escolha como nós, se não me engano tem que ter 80% de aprovação numa prova de 40 questões.

Se passar nesse teste, eles emitem uma carteira provisória e você já pode dirigir. O quê??? Sim, é isso mesmo, já pode fazer strike na rua, marca na cartela quantos você já atropelou e segue o baile. Ahh, já estava esquecendo, tem que colocar aquele L no vidro da frente e no vidro traseiro pra indicar, saiam da minha frente rsrsrsrs Brincadeiras a parte, é isso mesmo. Depois de 6 meses, você faz uma prova, essa sim com um avaliador do seu lado pra comprovar que você já sabe dirigir. E paga novamente outra taxa, e recebe uma carteira definitiva. Viu só que barbada!!

Eu achei isso um absurdo total, mas tenho que dizer, depois de 2 meses só vi um homem atropelado na margem do Liffey, nenhum outro acidente, nem pequena batida traseira, nada mesmo. Me parece que apesar de absurdo funciona bem por aqui.

As ruas de Dublin estão chegando no limite, tem muitos carros nas ruas e as estradas são 2 pistas na maioria das vezes, e pior indo para os bairros, onde tem uma pista que vai e outra que vem. E nem vou dizer quanto custa um carro, gente é muuuuuito barato, meu Deus. Eu poderia ter comprado um bom carro com o dinheiro que paguei pelo meu curso de inglês. Acredita?

Eu continuo tomando cuidado, vai que é o primeiro dia do carro com L, ou ele não completou a cartela ainda? Quem sabe?? E imagina quando eu vejo Audi com adesivo, vi um domingo, fico só imaginando, aprender a dirigir num Audi .... Fazer o quê?! :-)


Kisses

4 comentários:

  1. Opa, opa!!! Eu vou querer dirigir lá ahahaha Bjuss

    ResponderExcluir
  2. eu ouvi um comentario q tem como tirar a carteira Irish fazendo uma prova traduzida em portugues,ai em dublin.Por acaso vc saberia me dizer se isto e verdade

    ResponderExcluir
  3. Nao e bem assim, com a carteira provisoria so lhe da direito de dirigir se acompanhado de um motorista com licensa completa ( full) e o mesmo tem que ter essa carteira por 2 anos, o que existia ate fim do semestre passado era que renovando pela primeira vez voce poderia dirigir sem acompanhamento, porem isso foi removido da legislacao, alem disso, o exame pratico demora 40 minutos dirigindo no transito da cidade.

    ResponderExcluir
  4. oi eu gostaria de saber como tirar a carteira em portugues si alguem tem um numero pra dar brigado

    ResponderExcluir