quinta-feira, 21 de maio de 2009

Trabalho em Dublin

Hey!!!

Depois de um tempo ausente, aqui estou novamente escrevendo pra vocês. Vamos falar do que só se fala por aqui, trabalho. Estou fechando a terceira semana na luta. Fiquei duas semanas somente mandando email para vários lugares, nada aconteceu. A coisa está muito séria aqui em Dublin, Irlanda e toda a Europa. Eu praticamente não tive resposta nem para emprego em IT, nem para o que nós chamamos de subemprego.

Os trabalhos na minha área são praticamente 90% permanente e full time, isso que dizer 40 horas por semana. Por lei, eu só posso trabalhar part time, máximo 20 horas por semana. E além disso, todos concorremos: europeus e todo o resto do mundo. E claro, europeus podem trabalhar onde quiser, quantas horas quiser. Então, é guerra mesmo.

Depois de chegar a essa conclusão, eu resolvi ir de bar em bar, pub em pub, cafeteria em cafeteria pra achar emprego. Mas esse é o jeito, outro jeito é alguém te indicar. Mas sem esquecer que a fila é grande, não conheço muita gente, então novamente guerra é guerra.

Mas o que eu realmente queria falar é da relação de trabalho. Nós temos uma visão totalmente diferente disso. Claro, temos carteira assinada, o governo é mantido pelo imposto que eles tiram de nós empregados ou empresários. E também temos uma idéia muito ruim, discriminatória e elitista que isso é subemprego, aquilo é trabalho de verdade, etc etc.

Aqui todo trabalho é trabalho, alguém precisa vender, alguém precisa ser gerente, alguém precisa cuidar das crianças, alguém precisa cobrar o passe do trem. E muitas vezes aqui o gerente recebe 30 euros a mais que o empregado. Só porque ele é gerente não quer dizer que ele é superior ou mais importante, mas sim que a função dele é gerenciar e a do outro é cobrar o caixa. As pessoas trabalham e vivem assim aqui, todos satisfeitos e a economia anda. Claro que existe toda uma facilidade, ele pode te contratar pra você trabalhar 3 dias, e pode contratar outra pessoa pra trabalhar os outros 2 dias. Fica bem mais fácil você arrumar mais de um emprego se possível e aumentar a sua renda. Sem contar que isso dá chance de outra pessoa trabalhar também, ao invés de uma só pelos 5 dias. O ruim é que o teu chefe pode te mandar embora a qualquer hora, ou ele pode reduzir a sua carga horária, etc. Aí você procura outro, a dinâmica é totalmente diferente.

Sim, isso nunca vai ser possível no Brasil, gente, nunca. Mas é bom saber que existem outras formas. E principalmente que aqui trabalho é trabalho e ninguém faz cara feia. Eu acho uma pena que a economia esteja nos ferrando, a todos no mundo. Porque seria muito bom se eu tivesse vindo nos tempos áureos.

Abraços!

2 comentários:

  1. O trabalho está bem complicado...e como tu disse a economia está nos ferrando demais! A promessa é de que em junho a economia comece a se aquecer...assim espero pq de repente aqueça pra mim e tb pra vc!! Bjuss Estou sempre por aqui olhando as tuas novidades! Não páre de nos mandar novidades!!

    ResponderExcluir
  2. Bom mesmo conhecer outras dinâmicas além daquelas que nos oprime. Até nos traz certa esperança...
    Torço pra que você vença logo uma dessas guerras! :)
    beijão

    ResponderExcluir