segunda-feira, 24 de agosto de 2009

As maravilhas da Irlanda!! :-)

Hi!!

Já que no post anterior eu escrevi sobre as loucuras, agora lá vai as maravilhas. Tudo nessa vida tem prós e contras :-)

1 - Eu estou aqui porque a Irlanda é o único país da Europa (com inglês como língua materna) que permite trabalho e estudo. Ou seja, você tem direito legal de trabalhar pra se sustentar aqui. E além disso, você pega o visto aqui na Irlanda. Nada de embaixada e burocracia. Então, isso vale pra muitas nações, é a oportunidade de conhecer pessoas de vários países e culturas diferentes. Maravilha pra brasileiros, chineses, argentinos, mexicanos, koreanos, a lista vai longe :-)

2 - Educação, respeito as leis, sua palavra vale muito, não tem comparação. Claro que como todo lugar do mundo, sempre tem os espertinhos. Mas se você for no cinema e disser que é estudante, eles vão acreditar em você. As pessoas são educadas nas ruas, etc. A capital que é supostamente a parte mais populosa do país, ainda preserva um ritmo que não é doido como vemos em Porto Alegre.

3 - Como por aqui a desigualdade é bem menor, não se tem a ânsia de dinheiro pra ter respeito, segurança, carro, apartamento, etc. A tendência das coisas é simples: trabalhe que você vai ter dinheiro. Não passa pela cabeça deles que alguém vai pegar se você deixar 50 euros em cima da mesa, em cima da cama do hostel, ou deixar o ipod carregando o dia todo num quarto de hostel. E isso é a coisa mais linda de se ver. As pessoas não pegam o que não é delas e ponto.

4- É muito impressionante ver e saber que uma cidade com 1,1 milhões de habitantes como Dublin, você pode ir e voltar pra casa de bicicleta. A bicicleta é um meio de transporte. Com faixa própria, às vezes não. Porém, o sinal de trânsito é válido pra todos os meios. Idosos, jovens, trabalhadores, manhã, tarde e noite.

5 - Biblioteca Pública que funciona, não só no centro mas nos bairros. Eles oferecem livros, jornais, revistas, cds, dvds, computadores pra estudar línguas, ler emails. For free. É muito bom quando eu vou lá e vejo pessoas de todas as idades, idosos lendo o jornal, alguns até tiram uma soneca sentados rsrsrs Maravilha!

6 - Ryanair Rayanair Empresa aérea Irlandesa que vende vôo pra vários lugares na europa, por preços bem acessíveis. É a nossa alegria sem ela com certeza seria mais caro e complicado sair da ilha esmeralda e viajar pelo continente. Ela já me levou pela Irlanda, Reino Unido, vai me levar pra França, e se tudo der certo Alemanha e República Tcheca :-)

7 - Pelo que eu já vi até agora, eles tem um país muito bonito, muito verde. Eu também gosto da arquitetura das cidades. Não tem arranha-céu e os prédios são pequenos, seja na cidade ou na beira da praia. Não tem aquele mega prédio luxuoso tapando o sol e a vista de todos na melhor parte do lugar.

8 - Eles picham, sim!! Mas em poucos lugares. Aquele busto no meio da praça continua igualzinho a 15 anos atráz, provavelmente mais. Bem diferente do que eu estava acostumada. Andar pelas ruas e não dar de cara com o terror que vemos em Porto Alegre.

9- Quase top 10 ... O poder de compra. Li na semana passada que a Irlanda é o segundo país mais caro pra se viver na Europa. Sei muito bem disso rsrsrs. Porém, a pesquisa também mostrou que com o salário mínimo por hora você compra muita coisa que em outros países você teria que trabalhar mais. Ou seja, tudo é caro mas o euro que você ganha por hora vale muito. Aqui eles normalmente pagam por semana e se você trabalha 40 horas, você paga o aluguel, a luz, a comida, a diversão e ainda sobra. Agora a crise bateu, o país está quebrado, cortes pra todo lado bla bla bla. Mas era, e eu ainda acho que pra alguns é, a mina de ouro pra mandar dinheiro pro seu país de origem. Economia forte é maravilhoso!

10 - Segurança com certeza é top 10 pra mim. Aqui você não precisa andar na rua se agarrando na bolsa com medo de que vão te roubar, ou falar no seu celular, ou abrir seu notebook em qualquer lugar, ou deixar a câmera em cima da mesa, etc. Aqui você vai num bairro residencial e as casas não tem muros nem cercas. Pra mim, não tem preço você ter segurança. Definitivamente é maravilhoso isso. Vantagem deles.


Beijos!!

5 comentários:

  1. Oie!! Com certeza a segurança é TUDO...um sonho poder andar por aí sem pensar que o cara que vai passar por ti, pode ser um assaltante em potencial pronto pra te fazer o mal...o mundo seria melhor se aqui no Brasil fosse assim como aí! Deve ser por isso que muitos brasileiros nem retornam pra cá...pq aqui a vida anda complicada, mas não vamos perder as esperanças, aqui tb temos muitas belezas e algumas coisas pra ter vontade de acreditar q somos um povo bom...heheh

    ResponderExcluir
  2. Pois é, segurança é tudo. Queria muito ter isso no Brasil, mas eu não sou otimista a esse ponto. Eu antes ficava pensando pq as pessoas trocam sua profissão no Brasil pra ir morar fora, agora eu entendo. É uma escolha, o Brasil tem muitas coisas boas, mas em outros lugares também tem. Então, é tudo uma escolha.

    ResponderExcluir
  3. ola..boa noite! tbm sou do Brasil e gostaria de fazer novas amizades.amooo Irlanda..bjs!

    ResponderExcluir
  4. Irlanda é PERFEITO. Meu sonho de consumo, de verdade ♥

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog. Amo a Irlanda, adorei ler tudo sobre ela. Bjos!

    ResponderExcluir